Ícone Marca
Marca
  85 3086-0692    85 99846-2003          



Artigo
Faceta de porcelana

Faceta de porcelana: dói para colocar? Como é o procedimento?

  01/03/2019
  20:15
  Atualizado em 01/03/2019 20:17

Você sabe a diferença da faceta de porcelana para as lentes de contato? Será que dói para colocar? Tire suas dúvidas!

Quem nunca pensou em melhorar o sorriso? Bota aparelho, tira aparelho, faz clareamento, limpeza(...) São tantas oportunidades para deixar o aspecto dos seus dentes mais bonitos, que você nem sabe por onde começar. Apesar disso, certa vez você ouviu aquela influencer que você segue falando sobre as facetas de porcelana e como isso era bom para os dentes, e principalmente, sobre como os resultados são incríveis. A pulga ficou atrás da orelha, não é mesmo? Bom, foi pensando nisso, que a equipe do Sorrisologia conversou com o odontólogo e especialista em estética, Vinícius Barçal. Ele esclareceu as principais dúvidas na hora de se pensar em colocar a faceta de porcelana nos dentes, confira!

Faceta de porcelana x Lentes de contato

Segundo Vinícius, tanto as facetas de porcelana quanto as lentes de contato dental são restaurações de cerâmicas que são “colocadas” (cimentadas) sobre a superfície frontal dos dentes, a fim de recriar o sorriso de uma forma natural e harmoniosa. Entretanto, o que as difere é a espessura da cerâmica e do preparo do dente. O dentista conta também que ‘lentes de contato dentais’ é o nome dado popularmente para as facetas de cerâmicas que são ultrafinas (de 0.3 a 0.5 mm). Essas facetas, por serem bem fininhas, possibilitam que o dente não seja tão desgastado, deixando assim, uma maior estrutura do dente intacta.

No entanto, elas se diferenciam das facetas de porcelana, porque estas são mais espessas (em torno de 0.7mm) e servem para corrigir defeitos maiores de coloração dental, formato ou posicionamento. Além disso, ela requer um desgaste dental maior, que pode chegar até a 1,5mm. “Os desgastes são realizados com uma broca diamantada, em seguida polidos com brocas ultrafinas e pontas especiais para acabamento, após o preparo do dente, é confeccionado uma faceta provisória até que as definitivas estejam prontas para serem cimentadas”, explica Vinícius, que ressalta: “Todo o processo de preparo do dente e cimentação das facetas é realizado sob anestesia local, gerando um mínimo desconforto e dor ao paciente”.

Restrições e incômodos durante o processo

As restrições para o uso varia, e por isso, cada caso deve ser analisado individualmente. Vinícius explica que: “Existem algumas restrições para a colocação da faceta, como pacientes com grande perda de estrutura dental sadia, cáries, fraturas ou trincas, dentes com tratamento endodôntico (canal tratado), paciente com bruxismo não tratado, entre outros”. Ele também destaca que por conta disso, a indicação deve ser feita por um profissional, após um adequado exame clínico. Passado as restrições, é importante que durante o processo o paciente esteja em plena saúde. “Antes da colocação das facetas, é preciso estar sem gengivite, cáries e demais doenças bucais. É indicado também, que se faça outros tratamentos previamente ao preparo e colagem dos laminados, como o clareamento dental, para obter uma estrutura mais clara para cimentação das facetas”, esclarece Vinícius

Faceta de porcelana precisa de manutenção

Por mais fina que sejam as facetas, após cimentadas ao dente tornam-se extremamente resistentes. Alguns estudos apontam que passados 10 anos após a colocação de facetas/lente de contato dental apenas 4% dos tratamentos precisaram ser substituídos. Porém, Vinícius ressalta que tudo depende de uma boa manutenção do paciente. Além disso, evitar hábitos como roer unhas e morder objetos é importante, a fim de manter as propriedades estéticas e evitar fraturas das cerâmicas.

Vale ressaltar também a importância das consultas de acompanhamento com o seu dentista. Nelas, serão avaliadas a integridade das margens entre as restaurações e o dente, e também o acúmulo de placa bacteriana e tártaro próximo a elas. “As consultas de manutenção com o dentista são extremamente importantes para aumentar a durabilidade da faceta de porcelana, e devem ser realizadas conforme orientação de um dentista”, explica Vinícius, que ressalta: “Ao negligenciar estas consultas clínicas o paciente aumenta o risco de infiltrações cariosas, descolamento das lentes, fraturas e perda do brilho das facetas e lentes de contato dental”.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Vinícius Barçal - Odontólogo e Especialista em Estética
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 3979-7

Fonte/Autor: https://www.sorrisologia.com.br/noticia/faceta-de-porcelana-doi-para-colocar-como-e-o-procedimento_a8780/1.


Endereço   (ver mapa)Avenida Senador Virgílio Távora, 1500 - Sala 206
Ed. The One Tower - Aldeota
Fortaleza/CE - CEP 60150-150
WhatsApp   (85) 99846-2003
Telefone  85 3086.0692
Redes sociais


© 2019 Delano Maia Odontologia - A maior expressão da sua felicidade
Delano Maia Odontologia
Inatto
2153